O Projeto Semente Crioula foi aprovado em 2022 pela Lei Rouanet, e conta com a execução da Ela Faz. O projeto foi idealizado por Lívia Viana (CEO da Ela Faz), com o objetivo de capacitar e inserir no mercado mulheres pretas, pardas, indígenas e quilombolas para atuar no espaços de Restauro e Fotografia. A ideia do projeto é de gerar uma rede colaborativa entre as mulheres e proporcionar oportunidades de trabalho, inicialmente com atividades em São Luís, capital do Estado do Maranhão, com perspectiva de escala para outros estados do nordeste e do Brasil, tudo operando ferramentas de plataformas acompanhadas de um planejamento estratégico para alcançar essas regiões.
Para que a plataforma possa acelerar seu crescimento, é essencial realizar um método de qualificação profissional
contínuo, utilizando técnicas inovadoras e escalares para conquistar um banco de dados de mulheres aptas para o mercado de trabalho.
O edital com processo seletivo foi publicado em 25 de julho e foi até 04 de agosto, em que selecionou 50 mulheres pretas, pardas, indígenas e quilombolas das comunidades para as oficinas de Restauro, Fotografia e Streaming. As aulas estão sendo ministradas todos sábados pela manhã, e contam com disponibilização de material didático, transporte e alimentação para as alunas selecionadas.
A previsão para formação e entrega de certificados está prevista para o dia 10 de outubro de 2023.