Projeto aprovado pela Lei Rouanet foi executado pela Ela Faz e teve sua cerimônia de encerramento nesta segunda feira, 13.
O Projeto Semente Crioula objetivou capacitar e inserir no mercado de trabalho, mulheres pretas, pardas, indígenas e quilombolas para atuar nos espaços de restauro e fotografia. O projeto foi idealizado por Lívia Viana, CEO da Ela Faz – negócio de impacto referência no qualificação e inserção de mulheres na Construção Civil e Indústria no estado do Maranhão – com o fim de gerar uma rede colaborativa entre as mulheres e proporcionar oportunidades de trabalho.
O projeto foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) em 2022, e em sua primeira edição, contando com o patrocínio da empresa Equinox Gold e o apoio da Associação Comercial do Maranhão (ACMMA), formou 47 alunas nas oficinas de Restauro e Pintura (44h) e de Fotografia e Streamming (20h), no último dia 13 de novembro de 2023.
As oficinas foram realizadas no Centro Histórico de São de Luís (MA), e mais especificamente, no prédio histórico da Associação Comercial do Estado. As alunas realizaram desde as aulas teóricas no espaço cedido, até suas aulas práticas onde puderam restaurar a pintura da sala de recepção do prédio e aplicar a técnica de cimento queimado. As aulas foram realizadas aos sábados no período de 12 de agosto a 28 de outubro de 2023. As alunas receberam bolsa com vale transporte e alimentação, além de todo o material didático sem custo algum, garantindo assim uma evasão mínima no projeto.
O Semente Crioula foi executado, incialmente, no Estado do Maranhão, mas tem perspectiva de escalabilidade para o nordeste e todo o Brasil operando ferramentas de plataformas acompanhadas de um planejamento estratégico para alcançar essas regiões.