O CMEC – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura é uma organização ligada a CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, que fomenta um espaço de debates sobre importantes temas nacionais que impactam na infraestrutura, na economia, no varejo, nas cidades, na indústria, no comércio e nos serviços, e se tornar um ambiente para que lideranças femininas discutam seus problemas e proponham ações que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada na solução dos mesmos. Em São Paulo, há 280 conselhos da mulher, distribuídos dentre as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp, trazendo um novo direcionamento que contempla a pauta cultural. Um dos desdobramentos dessas ações que fomentam a valorização feminina no mercado empresarial, foi a criação do prêmio Tarsila do Amaral.
O Prêmio Tarsila do Amaral foi criado para homenagear, estimular e promover o reconhecimento da trajetória e o trabalho de mulheres que se destacam no empreendedorismo em vários setores mercadológicos. Em 2020, a premiação trouxe a categoria Empreendedora Revelação, identificando mulheres que são “unicórnios” no business space, com projetos de empreendedorismo de impacto no Brasil. A premiação Empreendedora Revelação é formada de 4 subcategorias: INDÚSTRIA, SERVIÇOS, TERCEIRO SETOR E VAREJO.
Na edição de 2022, ocorrida no dia 22 de novembro, as homenageadas foram: no Agronegócio – Márcia Marçal (empresária), na Cultura – Antonia Pelegrino (Cientista Social) e Heloisa Straling (Historiadora), na Educação – Eda Machado (Dra. em Educação), no Empreendedorismo Social – Nadia Bacchi (ONG Florescer), no Esporte – Rosana Merino (Atleta), na Gastronomia – Bel Coelho (Chef), na Inovação e Beleza – Cris Arcangeli (Executiva), em Políticas Públicas – Adriana Flosi (Presidente da Associação Comercial de Campinas), no Recursos Humanos – Glaucimar Peticov (Psicóloga e especialista em RH), em Saúde e Beleza – Renata França (Esteticista e Empresária), em Economia e Sororidade – Daniella Marques (MBA em Finanças) e no Jornalismo – Thais Heredia (Jornalista).
Além dessas grandes mulheres que foram homenageadas, Lívia Viana, CEO da ELA FAZ conquista mais uma vitória. Lívia foi a primeira colocada da categoria SERVIÇOS, refletindo um trabalho de excelência e que tem superado a proposta de impactar realidades e transformar a vida de muitas mulheres. O reconhecimento é a imagem que se reflete na luta pela ocupação de espaços e das conquistas femininas. Congratulações à mentora da ELA FAZ e a esta equipe vencedora!
Gilliam Nauman Iqbal – Jornalista Web da plataforma ELA FAZ