A Ela Faz, é um negócio de impacto social maranhense com sede em São Luís (MA), que promove a qualificação e inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade social, no mercado de trabalho, com foco na Indústria e Construção civil, setores estes, com um dos menores percentuais de inclusão de gênero no Brasil, principalmente em cargos operacionais. Dessa forma, promove a paridade de gênero, diversidade e inclusão no ambiente interno e externo das empresas, e impactando a comunidade do entorno.
Em 2023, a Ela Faz firmou parceria com o Instituto Alcoa, a fim de impactar através da qualificação mulheres da Zona Rural de São Luís com cursos pensados para desenvolver as potencialidades de cada comunidade. São sete cursos diferentes (Pintora, Mecânica de Motocicleta, Bloco de Gestão e Educação Financeira, Bloco tecnológico, Pedreira de Assentamento, Pintura Orgânica), distribuídos para oito comunidades, sendo elas, Tibirizinho, Maracanã, Vila Rica, Itapera, Cajueiro, Pedrinhas, Coqueiro e Mangue Seco, todas comunidades localizadas na Zona Rural, na BR 135.
O processo seletivo foi aplicado através da publicação de Edital, com duas etapas, sendo a primeira a análise de perfil socieconômico das candidatas e por fim, a entrevista. As aulas teóricas estão sendo realizadas na União de Moradores das comunidades com apoio dos líderes e representantes comunitários, e na Carreta do Conhecimento da Ela Faz, que é uma sala de aula itinerante. E as aulas práticas realizadas na própria comunidade.
Os cursos estão em andamento com finalização prevista para fevereiro de 2024. Até o momento, já foram 193 mulheres em situação de vulnerabilidade social qualificadas, e pretende-se qualificar mais de 200.