Governo do Maranhão incentiva a inclusão de mulheres no mercado de trabalho

O Ministério do Trabalho no Brasil aponta o crescimento da ocupação feminina em postos formais de trabalho de 40,8% em 2007 para 44% em 2016. Apesar do avanço, o dado não condiz com o percentual de mulheres na população brasileira. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas já são maioria, com 51,03%. Mas as estatísticas são apenas um ingrediente dessa questão complexa que envolve, também, a desigualdade em relação à remuneração recebida (mulheres estudam mais e ganham menos), ocupação de somente 45% dos cargos de liderança e a dupla jornada. Atento a essa questão, o Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), tem buscado apoiar iniciativas que contribuam, positivamente, com essa realidade.

Uma dessas ações é a subvenção econômica à empresa “Ela Faz Tecnologia Social”, por meio do Programa Tecnova/MA – Apoio à Inovação Tecnológico em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Como resultado da ação, mil mulheres foram capacitadas na área da construção civil, em dois anos, com percentual de 60% de inserção no mercado de trabalho e incremento de 200% na renda.

“Para o Governo do Maranhão é uma satisfação muito grande apoiar esse projeto de empreendedorismo de impacto social”, destaca o presidente da Fapema, Nordman Wall. Ele pontuou ainda que esta é apenas uma das muitas empresas apoiadas por meio da parceria do Governo do Estado, via Fundação, e o Governo Federal.“Por orientação do governador Carlos Brandão temos buscado novas parcerias para que mais empresas recebam apoio e possam gerar mais emprego e renda para a população. Estamos felizes em contribuir para a inserção de trabalhadores no mercado e de ver mais mulheres conquistando esses espaços”, frisou Nordman Wall.

Continue lendo na íntegra

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade.
LER MAIS
Chamar
Quer falar com o #TimeElaFaz?
FALE COM O #TIME ELA FAZ
Olá 👋!
Mande um "Oi" e responderemos você em breve.