A Ela Faz iniciou 2023 no compromisso de sua missão. No dia 09 de janeiro, realizamos nossa primeira oficina do ano em Técnicas de Limpeza na cidade de São José de Ribamar, em parceria com a prefeitura, qualificando 23 mulheres da comunidade, na qual uma já foi encaminhada para demandas de trabalho e em breve as demais também estarão inseridas no mercado. A oficina aconteceu na Agência do Trabalho e Empreendedorismo do município.
Outra marco importante para nossa startup no início deste ano foi a primeira edição do ELA STAR, evento de Premiação e Reconhecimento de nossas profissionais, lideranças comunitárias captadoras e empresas parceiras que jamais deixaram de acreditar na seriedade de nosso trabalho. A Cerimônia aconteceu dia 11 de janeiro às 19:00 no Teatro João do Vale, com a presença das profissionais premiadas, e o reconhecimento das lideranças e de nossos parceiros da iniciativa privada e Poder Público como: PREDMIX, BRASIL AO CUBO, POSTO MAGNÓLIA, RICCO, XP INVESTIMENTOS, ACM MULHER, SEBRAE MA, INOVA MARANHÃO (SECTI), PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, entre tantos outros.
As profissionais foram premiadas em três categorias: Educação e Qualificação, Demandas e Feedback Nota 10, tanto no setor de serviços domésticos quanto na indústria e Construção Civil. As lideranças comunitárias que estiveram conosco no ano de 2022 também foram reconhecidas pelas categorias: Organização e Engajamento, Mobilização e Articulação e Logística.
Aproveitamos para anunciar nossos lançamentos para 2023 como o SELO ELA FAZ, que certificará as empresas que se comprometeram com a inclusão de mulheres em seu quadro, mudando as estatísticas atuais do Estado e do País, o Programa ELA LIDERA 4.0, programa de capacitação para lideranças sobre Inteligência Emocional, Liderança Positiva e Resolução de Conflitos e o SEMENTE CRIOULA, projeto aprovado pela LEI ROUANET de incentivo a cultura, no qual capacitaremos mulheres na área de patrimônio e restauro e a produção de um documentário sobre o projeto.
Com o recebimento do SELO IMPACT LATAM, referência internacional e cuja certificação foi dada a apenas 150 startups na América Latina, a ELA FAZ pretende escalar muito mais alto em 2023, inserir mais de 1000 mulheres no mercado de trabalho, planificar o ambiente corporativo para que se torne seguro na inserção dessa mulher e ser referência nacional de uma startup de inclusão e impacto social.
Gilliam Nauman Iqbal é Jornalista Web e Analista de Recursos Humanos da Plataforma ELA FAZ.